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Gerenciamento por Categorias - Indispensável

Conheça um pouco do conceito e resultados do trabalho de GC, descritos de forma objetiva e de fácil entendimento.

O Gerenciamento de Categorias (ou “por” categorias – GC) é um formato de gestão que foca o SORTIMENTO, levando em conta fatores como o comportamento do CONSUMIDOR no momento da compra, a relevância das MARCAS e produtos dentro de uma loja em comparação ao mercado e - com igual relevância - a RENTABILIDADE de cada SKU dentro do mix.

É um estudo analítico e detalhado que, a partir do cruzamento de informações obtidas com a indústria, com fornecedores, pesquisas com consumidores, pessoal de loja, medições de mercado (Ex: AC/Nielsen) e dados estratégicos da própria empresa, leva a um resultado QUALITATIVO e a outro QUANTITATIVO.

Trabalhando com o sortimento qualitativo e quantitativo resultante de um estudo de categoria, os resultados podem ser bastante positivos e abrangentes. Alguns deles são:
  • Adequar o sortimento qualitativo (qualidade de produtos e marcas oferecidas) e a quantidade de SKUs (sortimento quantitativo) necessários para alcançar os objetivos definidos pela empresa;
  • Aumentar as vendas e contribuir mais com a margem (foco em rentabilizar a operação) – através da melhoria da visibilidade de categorias e produtos estratégicos, favorecendo a venda por impulso;
  • Conhecer a relevância de uma marca para o seu cliente – e ainda, conhecer melhor o próprio cliente;
  • Saber a real contribuição (venda e lucro) de cada marca/fornecedor para o negócio;
  • Reduzir custos como: Quebras e perdas em loja, Sobrestoques, Remanejamento de produtos...
  • Orientar as compras e garantir a saúde do estoque;
  • Favorecer a melhor análise da cadeia de suprimentos, auxiliando no planejamento e operação logísticos.
O passo a passo do Gerenciamento de Categorias é bastante complexo em cada fase de sua execução, em função da grande quantidade de informações, detalhamento e análises necessárias para se chegar a um resultado.
Mas, em grandes linhas o trabalho consiste em:

 Conhecer o Sortimento e o Desempenho das Categorias (histórico, atual e projetado);
 Pesquisar hábitos de consumo, perfil, comportamento e preferências do nosso consumidor;
 Rever/Definir o “destino” – O que atrai o cliente para a sua loja? ;
 Trabalhar informações de fornecedores, indústria, Nielsen e cruzar com pesquisas realizadas e conhecimento da equipe comercial;
 Definir Marca e/ou Fornecedor de Relevância para cada Categoria;
 Negociar e/ou Renegociar custos, Troca e/ou Substituição de produtos que serão descontinuados;
 Determinar Sortimento Quantitativo e Qualitativo (incluindo itens candidatos ao cross-merchandising);
 Definir ações para escoar eventual estoque de itens excluídos e que não será retirado;
 Garantir operacionalidade das regras dentro dos nossos sistemas de informática (cadastro, ativação, inativação de produtos);
 Validar nova proposta de comunicação visual e apresentação da categoria em loja;
 Gerar listagem de produtos mais indicados para ações comerciais (encartes);
 Definir e validar eventual necessidade de revisão da Política de Preços em produtos chave da categoria;
 Implantar o trabalho em loja piloto pré-definida;
 Realizar acompanhamento e medições semanais, mensais e trimestrais.

O sucesso de cada uma das ações apresentadas só será possível com a garantia do total compromisso de pessoas e departamentos chave, trabalhando em sinergia:

GC + Compras + Repositores + Gerentes e Equipes de Loja + Gerente Operações + Informática + Marketing

Cada um em seu tempo, mas todos com a mesma importância no GC.
O consumidor "lê" as gôndolas da mesma forma que lemos um livro:  De cima para baixo, da esquerda para a direita.
Enfim, o Gerenciamento de Categorias, uma vez abraçado por toda a organização, trará aumento das vendas, da rentabilidade, melhor adequação do mix de produtos ao negócio, visibilidade e exposição de acordo com a estratégia comercial e o consequente aumento da satisfação do consumidor.

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